Notícias - RESUMO DA SESSÃO – 18/02

Legislativo realizou Sessão Ordinária seguida de Extraordinária

19/02/2019

A Câmara Municipal de Vereadores de Irani duas Sessões no final da tarde de ontem, segunda-feira 18. A Sessão Ordinária foi seguida de uma Extraordinária.

Confira o que tramitou:

·         Da Prefeitura Municipal de Irani – Oficio em resposta ao questionamento à respeito da jornada de trabalho de servidores Municipais.  Em contrapartida a Admnstração efetuou o mesmo questionamento à Câmara de  Vereadores de Irani.

·         Indicação do Vereador Wilson Zamarki - solicitando ao Poder Executivo junto ao órgão responsável com a máxima urgência para que seja analisado e se possível disponibilizado Ficha Extra de Consulta Odontológica, para motoristas de caminhões que viajam  para fora do município. Tal pedido se faz necessário, pois muitos motoristas necessitam de tal atendimento e devido ao trabalho muitas vezes em horários imprevisíveis não conseguem comparecer para a consulta agendada, sabe-se que é disponibilizado fichas extras para consultas médicas para esses motoristas e seria de suma importância e grande valia que tal medida fosse adotada para as consultas Odontológicas.

·         Indicação do Vereador Wilson Zamarki solicita ao Poder Executivo junto ao órgão responsável com a máxima urgência para que seja analisado e assim realizado serviços de melhorias em  estrada que dá acesso a propriedade do senhor Darci Leoratto na comunidade de Linha Pigosso. Tal pedido se faz necessário, pois referido acesso encontra-se em péssimo estado de condições sendo que em dias de chuva o riacho que percorre no local acaba transbordando sobre a estrada impedindo e dificultando assim a trafegabilidade em referida propriedade, ressaltando que empresas que fazem a coleta de leite bem como outras do tipo notificaram que caso não seja resolvida a problemática serão obrigados a parar com os serviços ali prestados. Sugere este vereador que seja analisado a possibilidade de aumentar a tubulação do local para que tenha mais evasão da água.

·         Pedido de Informação do Vereador Wilson Zamarki - solicita o encaminhamento de pedido de informações ao Poder Executivo Municipal: - Que a municipalidade informe qual o gasto mensal aproximado para manutenção do Pronto Atendimento, considerando-se todas as despesas.

·         Requerimento do Vereador Wilson Zamarki - No pretérito, especificamente em 2017, o setor de engenharia do município confeccionou projetos técnicos para a pavimentação das ruas do Loteamento Johann, os quais foram encaminhados a Brasília, na tentativa de obtenção de recursos ou verbas para efetivação. No entanto, passados quase 2 (dois) anos sem qualquer informação, alguns moradores daquele bairro tem demonstrado interesse em realizar a pavimentação de forma particular, arcando com parte dos custos. Para verificar a viabilidade deste objetivo, requer que o Executivo, através do corpo técnico, disponibilize aos moradores deste bairro, o projeto atualizado, para com base nele, dar andamento a esta iniciativa, bem como, efetuar levantamento de custos, ou mesmo, verificar a viabilidade.

Durante a Palavra Livre o vereador Wilson Zamarki foi o único a falar.

Matéria da Ordem do Dia:

Projeto de Lei Ordinária n°  01/2019  que  Cria  o  Plano  Municipal  de   Desenvolvimento Agropecuário e Saneamento Básico Rural. O Projeto foi aprovado por unanimidade. Devido a urgência para deliberação deste projeto, na sequencia da sessão, foi realizada uma Sessão extraordinária, onde o projeto foi aprovado em segunda votação.

De volta a Sessão Ordinária, constava em pauta também, o Projeto de Lei Ordinária n° 02/2019 que "Altera a Lei n° 1.490 de 09 de outubro de 2009". E cria o Conselho Municipal da Juventude. O Projeto foi aprovado por unanimidade em primeira votação.

Na Explicação Pessoal, falaram os vereadores Antonio Guareski, Vanderlei Canci, Wilson Zamarki, Renato de Campos e Augustinho Leoratto.

Nada mais havendo o Presidente Wilson Zamarki encerrou a Sessão e convocou a próxima para o dia 07 de março, quinta-feira, às 17 horas.

Lembramos que com a suspensão do Programa Informativo da Câmara de Vereadores as Sessões continuarão sendo disponibilizadas e transmitidas ao vivo no Facebook da Câmara de Vereadores www.facebook.com/camarairani, e os áudios das sessões serão disponibilizados posteriormente à sessão na internet, no site www.camarairani.sc.gov.br .